Tuesday, January 31, 2012

MEC publica resolução com diretrizes curriculares para o ensino médio

O Ministério da Educação publicou, na edição desta terça-feira (31) do "Diário Oficial da União", a resolução que define as diretrizes curriculares para o ensino médio nas escolas públicas e particulares. A resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) conclui um processo de discussão sobre a nova realidade dos estudantes de nível médio no país, e foi homologada pelo então ministro da Educação Fernando Haddad em seu último dia no cargo, na segunda-feira (23).
O texto, que substitui diretrizes em vigor desde 1998, contém 23 artigos relacionados à organização curricular, às formas de oferta de ensino, ao projeto político-pedagógico das escolas e aos sistemas de ensino.
A resolução havia sido aprovada em maio pelo CNE e enviada ao ministro para homologação. Porém, entidades da sociedade civil pediram a revisão de um dos dispostivos, que permitia que até 20% da carga horária fosse cumprida à distância sem a presença obrigatória de professores.

Quatro áreas de conhecimentoCom a revisão, no segundo semestre de 2011, e, finalmente, a homologação, na semana passada, o ensino médio agora incorpora a divisão das matérias por áreas do conhecimento. Em linguagens estão as aulas de língua português, língua materna (para populações indígenas), língua estrangeira moderna, arte (incluindo cênicas, plásticas e musical) e educação física.
A segunda área do conhecimento é matemática, a terceira é ciências da natureza, que inclui biologia, física e química. Por fim, as ciências humanas englobam as matérias de história, geografia, filosofia e sociologia.
Além disso, as diretrizes exigem que as escolas ofereçam obrigatoriamente o ensino de língua espanhola, ainda que seus alunos possam optar por não cursar a matéria.
Outros conteúdos de ensino foram incluídos no documento, segundo o qual devem ser transmitidos aos estudantes de forma transversal.  Entre eles estão ensinamentos sobre a valroização do idoso, tenha a "sustentabilidade ambiental como meta universal" e considere "os estudantes e os professores como sujeitos históricos e de direitos, participantes ativos e protagonistas na sua diversidade e singularidade".
A resolução ainda define que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve, progressivamente, compor o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), assumindo as funções de avaliação sistêmica para subsidiar as políticas públicas para a educação básica; servir para dar certificado de conclusão do ensino médio; servir de acesso para as universidades e outras instituições de ensino superior. 
 
Carga horária flexível
Entre as novidades que traz a resolução estão a flexibilização da duração máxima do ensino médio regular noturno. De acordo com o texto, as escolas que oferecem essa modalidade aos alunos devem "atender, com qualidade, a sua singularidade, especificando uma organização curricular e metodológica diferenciada, e pode, para garantir a permanência e o sucesso destes estudantes".
A carga horária do turno noturno, de acordo com as diretrizes, é a mesma que a do diurno: 2.400 horas, cumpridas em no mínimo três anos. Um adendo na resolução, porém, permite "ampliar a duração do curso para mais de três anos, com menor carga horária diária e anual".
Além disso, as diretrizes foram atualizadas para incentivar a adoção das novas tecnologias na metodologia de ensino.
Adaptação
Segundo Dalila Andrade Oliveira, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), "a tendência é que as escolas comecem a partir de agora a se adequar, porque o currículo é um processo, não é um instante". Ela afirma que o fato de que a resolução tenha sido publicada um dia após o início do ano letivo pesa negativamente para o planejamento. "Mas não pode esperar até 2013."
Na opinião da especialista, a resolução publicada hoje representa um avanço nas políticas públicas de educação do governo. "Entre 91 e 96 tivemos um aumento de matrículas no ensino médio da ordem de 120%, isso quer dizer que nossa população começou a concluir o ensino fundamental. Na primeira década do século XXI, houve maior número de ingressantes e concluintes do ensino médio."
Além disso, durante as discussões sobre as novas diretrizes - também feitas com o ensino infantil, o fundamental e, atualmente, com o ensino profissionalizante e técnico de nível médio -, entrou em vigor a emenda constitucional 59, de 2009, que agora torna obrigatória a oferta de ensino a todos os adolescentes de 14 a 17 anos. Os estados terão até 2016 para incorporar essa parcela da população, que, idealmente, estará cursando o ensino médio.
Isso provoca, segundo ela, uma demanda por um ensino médio mais flexível e que garanta a permanência de novos setores da população que, desde a última década, estão finalmente chegando à última etapa da educação básica.
"São jovens e adultos que estão chegando ao ensino médio, a população indígena, quilombola, do campo", disse Dalila, que também é professora de políticas públicas de educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Dalila explica que a maioria das pessoas que estuda à noite trabalha em período integral e, geralmente, são adultos que estão fora da idade escolar ideal. "Até meados nos anos 90, tínhamos maior matrícula no noturno do que de dia. Hoje o período diurno já ultrapassa o noturno de forma significativa, mas o ideal é que, no futuro, o Brasil não tenha necessidade de ter turno noturno de oferta para a educação básica."
Segundo ela, porém, essa flexibilização não representa necessariamente a facilitação do conteúdo. "Esperamos que os conteúdos sejam preservados, mas com metodologias de aprendizagem e ensino mais adequadas à condição desses alunos. O efeito que a educação tem em pessoas com origem mais pobre é muito maior que nos alunos de classe média."

G1

Carta Aberta pela Democratização e Transparência do Judiciário

Carta Aberta pela Democratização e Transparência do Judiciário


Cerca de 200 entidades de direitos humanos e movimentos sociais de todo o Brasil, aliados a cerca de 100 personalidades do mundo jurídico, acadêmico e político entregam Carta Aberta no ato público da OAB nesta 3ªf, 31/01, às 14hs, em Brasília.


Organizada pela JusDH – Articulação Justiça e Direitos Humanos, e assinada por cerca de 200 entidades de direitos humanos e 100 personalidades, a Carta Aberta pela Democratização e Transparência do Judiciário vem sendo reconhecida como uma das maiores mobilizações da sociedade em torno de uma questão ligada à justiça e ao Poder Judiciário.

Diante das denúncias trazidas à tona pela atuação da Corregedoria Nacional de Justiça, e a reação corporativa de setores da magistratura nacional, a Carta Aberta apresente-se como um veículo para a sociedade manifestar o seu anseio por mudanças no Poder Judiciário, tornando-o mais democrático, sensível aos problemas econômicos, sociais e culturais do povo brasileiro, e verdadeiramente comprometido com a efetivação dos direitos humanos no Brasil.

Neste sentido, a Carta Aberta será levada aos órgãos de cúpula da administração da justiça, no intuito de demonstrar ao judiciário, ministério público, defensoria pública e advocacia que a sociedade organizada anseia por uma verdadeira Reforma do Judiciário agora voltada para a Democratização da Justiça.

Expediente:
Publicização e Entrega da Carta Aberta pela Democratização e Transparência no Judiciário

Evento: Ato Público do Conselho Federal da OAB em Defesa do CNJ
Local: Conselho Federal da OAB – Brasília/DF
Horário: 14hs, 3ªf, 31/01

Contatos:
Darci Frigo – Coordenador Executivo da Terra de Direitos / (41) 9987-4660
Antonio Escrivão – Assessor Jurídico da Terra de Direitos / (61) 9199-3068


JusDH - Articulação Justiça e Direitos Humanos 

Chico Whitaker responde à Folha

Chico Whitaker enviou email com a resposta que teria remetido à Folha de São Paulo. Reproduzo aqui sua resposta mas, para ser honesto, ele responde à nota que publiquei neste blog. Eu também considerei o Fórum Temático muito esvaziado. Mas é sempre bom termos as várias versões. Principalmente quando se trata de um amigo antigo. Vamos lá:


À Folha de São Paulo,
Espero que esse jornal publique em alguma parte o texto abaixo, que se
refere a uma frase atribuída a mim, em matéria do dia 29 de janeiro de 2012.
Muito obrigado, Chico Whitaker
É triste constatar, mais uma vez em se tratando do Fórum Social Mundial,
como a "Folha" distorce fatos. Por exemplo na matéria publicada no
domingo 29 de janeiro sobre o Fórum Social Temático recém realizado em
Porto Alegre. Para começar, não se tratava da 11ª edição do Fórum Social
Mundial, mas de um Fórum Local (da grande Porto Alegre) em preparação da
Rio + 20... É incrível a tendenciosidade do seu titulo: /"Esvaziado,
Fórum Social termina hoje sob crise existencial"/... Mas espero que esse
jornal corrija pelo menos uma frase que me atribuiu, no próprio
subtitulo da matéria, apresentando-a como um "desabafo": /"Um dos
idealizadores, Chico Whitaker propõe mudança de estratégia para atrair
insatisfeitos com o formato atual"/. O que eu disse, de forma tranquila
e objetiva (em grande e aliás vibrante plenária), foi que precisamos
inovar para levar ao máximo possível de pessoas as informações que nos
convenceram de que "outro mundo é possível, necessário e urgente". Os
insatisfeitos a que referi são os "insatisfeitos" e preocupados com o
mundo em que vivemos e com os seus rumos, que podem levá-lo à
autodestruição; como os jovens acampados nas praças para protestar
contra o domínio do mundo por 1% de seus habitantes, alguns dos quais,
de diferentes países, também vieram a Porto Alegre.

Prazo para entrar na lista de espera termina nesta quarta

Os candidatos não convocados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, e os aprovados para segunda opção de curso, caso pretendam participar da lista de espera, têm prazo até esta quarta-feira, 1º de fevereiro, para manifestar seu interesse.

Os estudantes que não foram selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares podem ter uma nova chance, desde que manifestem seu interesse.

Os aprovados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula, também podem participar da lista de espera caso queiram continuar concorrendo à sua primeira opção de curso. Neste caso, a participação na lista de espera vai considerar somente a primeira opção de vaga do candidato.

O estudante deverá acessar o seu boletim de acompanhamento, na página do Sisu, e clicar no botão correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera.  É importante que o estudante se certifique que sua manifestação foi realizada e espere o sistema mostrar uma mensagem de confirmação.

Assessoria de Comunicação Social

Acesse a página do Sisu

Frequência escolar de beneficiados do Bolsa Família em 2011 tem o melhor resultado desde o início do programa

A frequência escolar de crianças e adolescentes beneficiados pelo Programa Bolsa Família cresceu em 2011, com média de 86,3%. O resultado representa a melhor média desde o início do programa, em 2003.
Do total de 17,2 milhões de crianças e adolescentes de famílias cadastradas no Bolsa Família, 14,9 milhões frequentaram a escola no último bimestre escolar, o que representa 86,6% do público acompanhado. Entre a faixa etária de 6 anos a 15 anos, o percentual foi 88,1%, e entre os jovens de 16 e 17 anos, a média de frequência escolar foi 75,9%.
O estado do Rio Grande do Norte, com 92,9% de frequência, é o que apresenta o melhor desempenho nos meses de outubro e novembro. Em seguida aparecem o Rio Grande do Sul (90,78%) e São Paulo (90,36%). O estado com índice mais baixo foi o Amapá, com 69,49%.
O coordenador-geral de Acompanhamento de Condicionalidades do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Marcos Maia, considera que o crescimento nas médias de frequência escolar é resultado da parceria do Ministério da Educação com os estados e municípios, além da conscientização dos pais em acompanhar os filhos durante o ano letivo.
A base de dados com frequência escolar bimestral é atualizada por gestores e operadores do Bolsa Família. Para as famílias continuarem a receber o benefício, estudantes entre 6 anos e 15 anos precisam frequentara pelo menos 85% das aulas. Para adolescentes de 16 anos a 17 anos, a frequência exigida é 75%.

UOL

Resultado do vestibular da Uefs será divulgado até 10 de fevereiro

Terminou nesta terça-feira (31) o Vestibular 2012.1 (ProSel) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com as provas de física, química e biologia. Foram três dias de prova para candidatos de diversos municípios e estados. A partir de agora, eles ficam na expectativa da divulgação do resultado, o que deve ser feito até o dia 10 de fevereiro, segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da Uefs, Rubens Alves Pereira.

A esperança de aprovação aumenta por parte de quem acredita ter realizado boas provas. É o caso da estudante Liz Valadão, de Salvador, que disputa uma vaga para o curso de Medicina. “Estou confiante, porque nos últimos anos não fiz outra coisa a não ser estudar para concluir o ensino médio e me preparar para o vestibular”.

Kaique Martine, de Camaçari, também disse ter se saído bem. “O que me deixa um pouco inseguro é a concorrência para o meu curso, Medicina, o maior da Uefs”. Tanto Kaíque como Liz Valadão afirmam que escolheram a Uefs “devido ao prestígio da instituição no ensino, pesquisa e extensão”. Foi a primeira vez que estiveram no campus universitário. “O espaço é excelente, organizado e com um ambiente saudável”.

A abstenção no terceiro dia de prova foi de 1,4%, o que equivale a 215 candidatos. Somado ao segundo (0,32%, com 40 faltosos) e ao primeiro dia de prova (27,18%, com 4.017 faltosos), a abstenção total foi de 28,9%, o equivalente a 4.272 faltosos dos 14.778 inscritos. Isso significa que já no domingo, primeiro dia, praticamente foi definido o percentual de abstenção, considerado dentro do esperado pelo pró-reitor. “Isso se deu em função da Uefs ter sido a última universidade pública da Bahia a aplicar as provas do vestibular de início de ano, inclusive após a divulgação de alguns resultados”. 

Secom

8 comidas venenosas que você adora comer

Que existem cogumelos venenosos não é segredo para ninguém. Mas você provavelmente nem imagina que pode estar comendo alimentos tóxicos até mesmo em uma salada inocente. Nesta lista que a SUPER preparou, você encontra oito alimentos que todo mundo come, mas que podem até matar. Mas não precisa entrar em pânico! A maioria só faz mal se for preparada de um jeito errado ou ingerida em quantidades absurdas.
8. Cogumelo
Você já sabe que alguns tipos de cogumelo “dão barato” e que podem até alterar a sua personalidade. Por outro lado, tem também os cogumelos inofensivos e que podem ser ingeridos sem problemas, como o shiitake. O perigo está justamente na hora de diferenciar os cogumelos comestíveis dos venenosos. Apesar de existirem maneiras de identificar se um cogumelo é venenoso ou não, elas não são infalíveis e todos os cogumelos de origem desconhecida são, portanto, perigosos.
7. Noz moscada
Existem dois casos documentados de morte por noz moscada: um em 1908 e outro em 2001. Mas calma, é preciso ingerir uma noz moscada inteirinha para que a substância alucinógena que ela contém possa te matar. Infelizmente, quantidades menores da especiaria também causam efeitos colaterais perigosos. A ingestão de 10 gramas leva a alucinações e apenas 2 gramas da noz moscada causam uma sensação parecida com a de consumo de anfetaminas, levando a náusea, febre e dores de cabeça.
 
6. Amêndoas
As amêndoas amargas, apesar de muito populares por seu sabor, possuem um componente nada saudável: elas são cheias de cianeto (chamado antigamente de cianureto). Isso mesmo, aquela substância letal usada pelos assassinos em romances da Agatha Christie. Mas não é preciso criar pânico! Antes de serem liberadas para consumo, elas são obrigatoriamente processadas para remover o veneno. Alguns países, como a Nova Zelândia, preferem não arriscar e tornam ilegal a venda das amêndoas amargas.
5. Cereja
As cerejas são frutinhas populares, principalmente na cobertura de bolos de aniversário (elas costumam ser disputadas). Porém, o que pouca gente sabe é que, quando as sementes das cerejas são esmagadas ou mastigadas, elas produzem cianeto de hidrogênio, a mesma substância tóxica e letal das amêndoas amargas. Pensando nisso, ainda bem que nem sempre o que vem no bolo é cereja de verdade!
4. Mandioca
A mandioca é a terceira fonte mais importante de calorias nos países tropicais, por isso é de assustar que ela contenha substâncias tóxicas. Suas raízes e folhas, quando mal processadas, liberam o já citado cianeto de hidrogênio. Para evitar que isso aconteça, a mandioca precisa ser preparada com cuidado e existem diferentes maneiras de retirar o veneno: desde cozinhar a fermentar a mandioca. Sem o devido preparo, ela pode causar intoxicação aguda, o que leva a vertigem, vômitos e, em alguns casos, à morte dentro de uma ou duas horas.
3. Maçã
Assim como as amêndoas e as cerejas, as sementes da maçã também contém cianeto, mas em quantidades muito menores. Por isso, mesmo que você consuma sem querer uma semente dessas, não precisa sair correndo para o hospital. É preciso mastigar e ingerir um número bem alto de sementes de maçã para ficar doente. Mesmo assim, pode acontecer. E você com medo de comer aquela maçã que, depois de cortada, escurece…
2. Tomate
Lembra quando você descobriu que tomate era uma fruta? Está na hora de mais uma lição. Os caules e folhas do tomate contêm glicoalcalóides, que pode causar extremo nervosismo e transtornos gastrointestinais. Essas partes não são usadas na salada, mas são muito úteis para realçar o sabor na hora de cozinhar. Se forem removidos antes do consumo, não há chance de o veneno escapar em quantidade suficiente para causar qualquer problema.
1. Batata
A batata comum, assim como os tomates, contém quantidades consideráveis de glicoalcalóides nas suas folhas. Essa substância tóxica causa fraqueza, confusão e pode levar ao coma e à morte. Mas, tudo bem, ninguém come essa parte das batatas mesmo. O problema é que esse veneno pode estar presente também na própria batata. Mas há uma maneira fácil de identificar se ela pode ser consumida: altas concentrações do veneno glicoalcalóide mudam a coloração da batata para verde.

Superinteressante

A falta de humor de um Burguês

A Câmara Municipal de BH tem na presidência um burguês. Com o nome de bastimo, Léo Burguês (de segundo batismo, já que no primeiro ganhou o nome  Leonardo Silveira de Castro Pires) já deveria estar preparado para a piada feita. Eu mesmo me preparei durante 49 anos para ouvir piadinhas sobre meu nome. Acaba que a gente se diverte. Rir de si é uma das dádivas que os humanos receberam.
Mas o jovem edil não aprendeu com a vida e procura decretar respeito. Acionou seu advogado para que a marchinha "Na coxinha da madrasta" fosse banida do território nacional, terráqueo e, se possível, do sistema solar. A marchinha, que o internauta acessa facilmente na internet, passa um pouco dos limites, com duplo sentido de gosto duvidoso. Mas é uma mera marchinha. A letra procura narrar o gasto de Burguês, em 2009, de 1.500 reais em lanches comprados na mercearia de sua madrasta. Um gasto à altura de qualquer burguês.
A marchinha, agora, tem tudo para virar hit de carnaval. E outras marchinhas, imagino, serão feitas em homenagem ao representante da burguesia mineira.
O fato político, contudo, é o ataque que Léo Burguês vem sofrendo. Até então, era o queridinho da imprensa, do Prefeito e da juventude burguesa da capital mineira. De uma hora para outra, virou alvo preferencial de 11 entre 10 moradores de BH. Algo não bate. Ao menos que seja público.

Jornada pedagógica vai reunir 40 mil professores

Cerca de 40 mil professores da rede estadual de ensino estarão reunidos, de 1º a 3 de fevereiro, para avaliar e planejar o ano letivo. Mais uma vez a jornada pedagógica acontecerá nas próprias escolas. Durante estes dias, eles estarão analisando os indicadores internos e externos da unidade escolar, por série, nível e modalidade, e construindo planos de ação para 2012, no intuito de atender às perspectivas de sucesso do ensino e da aprendizagem.
Além disso, eles vão conhecer o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), da Secretaria Estadual da Educação, que vai dar subsídios às escolas para resolverem questões de ordem pedagógica, por meio de assessoria da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb). “O objetivo do encontro é fazer com que, de forma coletiva, os professores possam avaliar e planejar o ano letivo, percebendo a escola como um conjunto articulado e integrado. O trabalho dos professores repercute diretamente nos processos de ensino e da aprendizagem dos alunos”, avalia a diretora da Educação Básica, Ana Lúcia da Silva.

A diretora destaca que um dos desafios da jornada pedagógica é transformar a escola numa comunidade educativa. “Para fazer isso, é preciso romper coM a dicotomia que existe entre vida e educação, que devem ser integrados. Para isso, é preciso pensar a partir do próprio cenário da escola, debruçando-se sobre seu diagnóstico, para, de forma sistêmica, realizar o planejamento pedagógico e reverter os indicadores críticos apresentados”, diz Ana Lúcia.

SEC

Monday, January 30, 2012

Consultec divulga gabarito de Reda da Educação

Gabarito - Assistente de Atividade Administrativa30/01/2012
Gabarito - Professor de Sociologia30/01/2012
Gabarito - Professor de Matemática30/01/2012
Gabarito - Professor de Inglês30/01/2012
Gabarito - Professor de História30/01/2012
Gabarito - Professor de Geografia30/01/2012
Gabarito - Professor de Filosofia30/01/2012
Gabarito - Professor de Espanhol30/01/2012
Gabarito - Professor de Educação Física30/01/2012
Gabarito - Professor de Biologia30/01/2012
Gabarito - Professor de Arte30/01/2012

Secretaria anuncia nova prova para professor de Física e Química

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia autorizou a Consultec a realizar nova prova exclusivamente para os professores de Física e Química que concorrem à seleção, através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), em municípios que tiveram candidatos presentes no Colégio Polivalente do Cabula, em Salvador, no último domingo (29). Se o candidato presente no Colégio Polivalente optou por uma vaga em Acajutiba, por exemplo, todos os candidatos às vagas dessas disciplinas para este município terão que refazer a prova. Essa medida foi respaldada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) para garantir isonomia ao processo seletivo.
Responsável pelas inscrições e realização do certame, a Consultec teve problemas no atraso da distribuição do material no Colégio Polivalente do Cabula, em Salvador, não efetivando a realização das provas, no local, no último no domingo (29). Diante do ocorrido e para garantir igualdade de condições para todos, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia determinou a realização de nova prova no próximo dia 11 de fevereiro (sábado).
O novo edital com a convocação e a relação dos municípios será publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia até quarta-feira, dia 1º de fevereiro. O candidato deverá acessar o site da Consultec no prazo de 72 horas após a publicação do edital para fazer a sua opção de realização da nova prova entre os municípios sede das Direc.
Vale registrar que as provas realizadas no último domingo para mais de 105 mil candidatos à seleção em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) transcorreram normalmente em 32 municípios do Estado. Desse total, 15.371 candidatos concorrem as 1.093 vagas para professor e 90.048 concorrem as 2.209 vagas para assistente administrativo.
Os 1.093 novos professores atuarão em localidades e disciplinas que não tiveram aprovados no último concurso público realizado no ano passado, do qual a Secretaria da Educação já convocou 3.500 professores, ultrapassando o total de 3.200 previsto no edital. 

Sec

Governo Federal seleciona escolas de Xiquexique para receber Educação Integral

Escolas públicas urbanas e do campo pré-selecionadas pelo Ministério da Educação para oferecer ensino integral este ano têm prazo até 15 de fevereiro para aderir ao programa Mais Educação. As unidades de ensino que já estavam no programa em 2011 devem informar o número de alunos a serem atendidos e escolher as atividades a serem desenvolvidas.

A expectativa do MEC é oferecer educação integral em 30 mil estabelecimentos — 5 mil do campo — e atender 5 milhões de estudantes em 2012. Esse número compreende cerca de 3,1 milhões de alunos que já estão no programa e os que vão ingressar agora.

Como a adesão ao Mais Educação é opcional, o MEC pré-selecionou 14,2 mil escolas urbanas e 14,5 mil do campo, explica Leandro Fialho, coordenador de ações educacionais complementares da Secretaria de Educação Básica (SEB). Dados da secretaria mostram que 3,1 mil novas escolas buscaram acesso ao Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) para fazer o cadastro. Esse procedimento é necessário para a unidade aderir ao programa e receber recursos do governo federal.

Os dirigentes escolares que tiverem dúvidas ou dificuldades para preencher as informações no Simec podem pedir esclarecimentos pelos telefones (61) 2022-9175, 2022-9176, 2022-9174, 2022-9184, 2022-9211, 2022-9212 e 2022-9181.

Adesão — Para as escolas pré-selecionadas, o acesso ao Simec ocorre por meio de senha, fornecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ao aderir, além de informar quantos estudantes serão atendidos, o gestor escolar pode relacionar até seis atividades, escolhidas em uma lista disponível na página eletrônica do programa. 

Escolas de Xiquexique pré-selecionadas:

BA XIQUE-XIQUE MUNICIPAL 29379997 CENTRO SOCIAL NANITA LACERDA MAGALHAES
BA XIQUE-XIQUE MUNICIPAL 29041120 ESCOLA RAUL TEIXEIRA BRAGA
BA XIQUE-XIQUE MUNICIPAL 29041139 COLEGIO MUNICIPAL SRº DO BONFIM
BA XIQUE-XIQUE MUNICIPAL 29041279 ESCOLA DOMINGOS ALVES DA COSTA
BA XIQUE-XIQUE MUNICIPAL 29041295 ESCOLA MARIA PEREGRINO CUNHA
BA XIQUE-XIQUE MUNICIPAL 29041317 ESCOLA MUNICIPAL JOAO PINHEIRO BASTOS
BA XIQUE-XIQUE MUNICIPAL 29041430 ESCOLA POLIVALENTE DE XIQUE XIQUE
BA XIQUE-XIQUE MUNICIPAL 29041457 ESCOLA PROFESSOR LUIZ NAVARRO DE BRITO
BA XIQUE-XIQUE MUNICIPAL 29041929 ESCOLAS REUNIDAS CESAR ZAMA
BA XIQUE-XIQUE MUNICIPAL 29041783 ESCOLA MUNICIPAL ESTER PEREGRINO DE CARVALHO
BA XIQUE-XIQUE CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL MANOEL BESSA 198 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE COLEGIO ARISTOTELES MARCAL DA SILVA 226 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE COLEGIO MUNICIPAL DOM THIAGO GERARD CLOIN 231 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE ESCOLA ALMIR PEREIRA BESSA 151 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE ESCOLA ANTONIO MARCAL DA SILVA 123 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE ESCOLA CARLOS XAVIER - UTINGA 108 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE ESCOLA DE 1º GRAU SAO JOSE 198 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE ESCOLA EDITE FECUNDE DE SENA - ILHA DO PESTANA 62 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE ESCOLA FRANCISCO MARCAL DA SILVA 132 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE ESCOLA ISABEL BATISTA SOUZA - RUMO 68 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE ESCOLA JUVENAL ALVES PEREIRA 132 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE ESCOLA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS - ILHA DA CHAMPRONA 67 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE ESCOLA RAUL MARCAL DA SILVA 171 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE GRUPO ESCOLAR DAMAZIO GONZAGA DE SENA 319 MUNICIPAL
BA XIQUE-XIQUE PREDIO ESCOLAR LAURENTINO BRUNO - UTINGA 230 MUNICIPAL

MEC

Kim Kardashian Paid $10,000 Per Tweet

Kim Kardashian Paid 90 Million Per Tweet - Online business is known as one of the promising income. But for Keeping UP WITH Kardashians star, the business was doing through twitter is not just promising, but also would make him rich seven generations!

As reported Dailymail, Kim Kardashian gets paid $ 10,000 (almost Rp90 million) for each response that goes into Twitter. He got hired because companies such as CVS pharmacy ShoeDazzle.com and deliberately put ads on Twitter.

With the amount of 12 million people who are always reakstif followernya to what was written Kim, you can imagine how many dollars that will go into his pocket. Therefore, do not be surprised if it tastes Kardashian family shopping frenzy that always can be fulfilled.
Kim Kardashian Paid 90 Million Per Tweet .
 
 The follower is not only interested in Kim's always been her daily updates, but also on the photo of her childhood with Kourtney on display there. With Kim's popularity, would not be surprised if a lot of money that flows only because of displaying photos.

Kim was not the only artist who paid handsomely because of a twitter. Rapper Snoop Dogg reportedly also paid $ 8,000 (about USD 72 million) per tweet because of its eccentric nature. In addition, a much more fantastic is also achieved by Charlie Sheen who was reportedly paid $ 50,000 (nearly Rp450 million) per tweet.
Kim Kardashian Paid 90 Million Per Tweet.

Lady GaGa Concert Ends in the Green Table

Lady GaGa Concert Ends in the Green Table - Despite being far away come to entertain, but it looks Lady GaGa finally culminate in Russia is not delightful. Instead of getting partners and profit, management Lady GaGa even have to deal with the law.

Reported by the Aceshowbiz, one of the management firm has been claimed by ZAO TV services because it is not currently GaGa appearance according to their expectations. As a result, they claimed to suffer losses up to $ 1.5 million.

The incident came from my desire to bring Lady GaGa ZAO to appear in the player-TV event of the award last June. They have provided payments on GaGa, but I hope that his appearance does not match up to ZAO felt the need to ask for damages.
Lady GaGa Concert Ends in the Green Table.

 They had an agreement with management based in Miami, but until now, have not returned money damages. In addition to money damages, management also got $ 300,000 as the cost of debt discount, which have previously agreed.

The firm itself must be rubber of anger because of the management were, ZAO ZAO pelantun present the Born This Way. But when the show does not run smoothly, ZAO complete re-sued for the cost of money damages.
Lady GaGa Concert Ends in the Green Table.

Um "pálido ponto azul"

A sonda Voyager1 foi lançada em 1977, para fotografar os planetas mais externos do sistema solar. Quando terminou sua missão, suas lentes se viraram para casa e registraram essa foto da terra a 6 bilhões de km de distância: apenas "um pálido ponto azul"

Hoje a Voyager1 está 17,3 bilhões km de distância do sol, a uma velocidade de 17,2 km/s ou 61 920 km/h.

Voyager1, o objeto mais distante construído pelo homem

Sisu: matrícula de aprovados começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (30) a matrícula dos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O cadastro segue até terça (31) e deve ser feito na instituição de ensino que o aluno foi convocado. Nessa chamada foram selecionados mais de 62 mil estudantes.

A consulta aos resultados da segunda chamada deve ser feita no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/). Para verificar a documentação necessária para a matrícula, os aprovados devem consultar na página o boletim de acompanhamento do estudante, disponível na mesma página e nas instituições de ensino.

O Sisu, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), seleciona candidatos para ingresso nas universidades nos 1º e 2º semestres de 2012. Para se inscrever no sistema é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conforme nota do MEC, “os candidatos não selecionados em nenhuma das duas opções nas chamadas regulares ou que tenham sido selecionados pela segunda opção, mas pretendem continuar concorrendo pela primeira, podem aderir à lista de espera. A participação na lista deve ser confirmada on-line, no sistema. O estudante concorrerá à vaga apenas pela primeira opção”. O prazo de adesão vai até 1º de fevereiro (quarta-feira).

A  Tarde

Sunday, January 29, 2012

Corriere della Sera e a crise da zona do euro

Li, ontem, o Corriere Della Sera e logo na primeira página encontro um editorial assinado por Federico Fubini intitulado "Questionario di Davos". O artigo é uma pedrada e revel ao clima na Itália. Retoma a decisão da S&P em rebaixar o índice de confiabilidade do país. O artigo critica uma espécie de círculo vicioso onde o mercado (ou as agências) evoca o risco que gera pânico nos mercados, exacerbando a crise. O que chama a atenção é o final do artigo. Afirma que nos 12 anos de euro, a Itália perdeu 30% da competitividade em relação à Alemanha. Finaliza afirmando que as agências de rating e os mercados querem uma solução de curto prazo e ela só virá a longo prazo.
Ficou a pulga atrás da orelha: o que o artigo quer mesmo dizer com esta perda de competitividade da Itália com a moeda unificada?

Demora em prova do Reda gera tumulto

Cerca de 595 candidatos que se inscreveram para o concurso Reda para professor estadual, que ocorreria na tarde deste domingo, 30, tiveram uma supresa desagradável na hora da aplicação da prova. A seleção, que deveria ter as provas aplicadas na Escola Polivalente, no Cabula, a partir das 14h, não aconteceu porque os cadernos de exames foram trocados. Os candidatos receberam as provas que deveriam ser aplicadas para as vagas de auxiliar administrativo.
De acordo com os inscritos no concurso, eles foram informados de que a prova correta já estava a caminho, porém, após 1:40h do horário marcado para o ínicio da aplicação das provas, as avaliações corretas ainda não tinham chegado, o que causou revolta nos incritos para o concurso.
Após a confusão, os alunos contam que representantes da Consultec, empresa que elaborou e aplicava as provas, pediam para que ninguém saisse da sala, e continuavam a afirmar que as avaliações já estavam no local.
Sem acreditar na versão da Consultec, alguns alunos resolveram deixar o local da prova e ir até a delegacia mais próxima, registrar uma queixa contra a elaboradora da prova.
De acordo com a assessoria da Consultec, nesta segunda,30, será divulgado no site da empresa um comunicado que deve esclarecer os problemas que aconteceram neste domingo, durante a aplicação da prova do Reda.

A Tarde

'00 personaly

goes as 1980 1990 200 2010

Selecionados em 2ª chamada do Sisu têm até terça para providenciar matrículas

Os candidatos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer até esta terça-feira (31) a matrícula na instituição de ensino superior para a qual foram aprovados. Foram selecionados mais de 62 mil estudantes.

A consulta aos resultados da segunda chamada deve ser feita na
página do Sisu na internet. Para verificar a documentação necessária para a matrícula, os aprovados devem consultar na página o boletim de acompanhamento do estudante, disponível na mesma página e nas instituições de ensino.

O Sisu, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), seleciona candidatos para ingresso nas universidades nos 1º e 2º semestres de 2012. Para se inscrever no sistema é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Conforme nota do MEC, “os candidatos não selecionados em nenhuma das duas opções nas chamadas regulares ou que tenham sido selecionados pela segunda opção, mas pretendem continuar concorrendo pela primeira, podem aderir à lista de espera. A participação na lista deve ser confirmada on-line, no sistema. O estudante concorrerá à vaga apenas pela primeira opção”. O prazo de adesão vai até 1º de fevereiro (quarta-feira).

UOL

Crédito interno recorde

Vários jornais estampam que o Brasil atingiu novo marco econômico. Ao fim de 2011, o total de crédito na economia nacional superou os R$ 2 trilhões. Um crescimento de 19% sobre o ano anterior. Comparando com o Reino Unido e EUA, ainda temos muito que crescer. Em 2010 o Reino Unido tinha um dos maiores saldos de crédito do mundo, cerca de R$ 8 trilhões. Apesar de o valor ser quatro vezes maior do que o resultado que o Brasil atingiu em 2011, a população do Reino Unido era três vezes menor do que a brasileira, com 62.417.431 habitantes.  No caso dos Estados Unidos, o saldo de crédito beirava os R$ 50 trilhões em 2010. O montante era, aproximadamente, duas vezes maior do que o PIB do país, que foi de cerca de R$ 25 trilhões. O crédito do Brasil representou 49,1% do PIB no fim do ano passado.
Segundo o Banco Central, 31,5% do Produto Interno Bruto brasileiro, cerca de R$ 1,3 trilhão, é proveniente dos empréstimos às empresas com recursos livres, dinheiro não vinculado a projetos e programas governamentais, uma bela notícia para um país pouco afeto ao risco.
Mas os bancos públicos também foram responsáveis pela concessão de crédito. O total de operações de crédito dos bancos públicos cresceu 4% em dezembro na comparação com novembro e acumulou alta de 7,7% no último trimestre de 2011.

E la nave va


Dilma escala megaempresário Gerdau para cobrar ministros

Presidente quer acelerar adoção de um modelo empresarial para tentar desemperrar a máquina pública


Preocupada com os problemas de gestão da administração federal, a presidente Dilma Rousseff decidiu acelerar o processo de adoção de um modelo empresarial para tentar desemperrar a máquina pública e dar um upgrade no atendimento prestado ao público. A estratégia de guinada em direção a um novo modelo prevê conversas do megaempresário Jorge Gerdau com diversos ministros, revisão do funcionamento das pastas por uma consultoria privada, definição de metas e prazos e fiscalização em tempo real dos projetos e gastos públicos.

Esse planejamento estratégico, no entanto, esbarra em problemas como o gigantismo da equipe herdada de Luiz Inácio Lula da Silva, com 38 ministros, e a força de partidos aliados, que montaram verdadeiros feudos políticos nas pastas que conduzem, aparelhando áreas vitais para o atendimento à população.

Alguns exemplos claros mostram que essa estratégia já foi acelerada dentro do governo. Presidente da Câmara de Gestão e Competitividade do governo, Jorge Gerdau tem conversado com ministros, entregando uma espécie de lista de tarefas e sugestões para que as pastas melhorem o desempenho. Ele sugeriu a redução de pastas, mas, sem que o governo tivesse força política para conseguir isso, a tática mudou para o monitoramento mais próximo dos ministérios.

Para que esse movimento avance, o governo sabe que um dos principais nós a ser desatado está na partidarização de cargos nos ministérios e autarquias. A estratégia a ser adotada por Dilma é de amenizar o impacto dessas indicações políticas. Em vez de vetar as indicações políticas ou extinguir ministérios, o Planalto definirá objetivos e resultados que poderá cobrar dos ministros. Ou seja, a maneira escolhida por Dilma para blindar sua gestão do xadrez político que precisa jogar para dispor de maioria no Congresso vai na linha de melhorar a relação do Estado com a população, fazendo a máquina funcionar sem importar quem comanda o ministério. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Saturday, January 28, 2012

stuff






a sketch for the knekt pack, and a drawing from one of the scenes in the iliad, which im currently reading. all by me

UNEB divulga resultado do vestibular

Resultado do Processo Seletivo Vestibular 2012

Calendário de matrícula para os aprovados no Vestibular 2012, ingressantes no 1º semestre

Candidatos fazem seleção Reda no domingo

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia registrou um total de 105.419 inscritos para a seleção em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) que acontece domingo (29/01), às 14 horas (horário de Brasília). Deste total, 15.371  candidatos concorrem às 1.093 vagas para professor e 90.048 concorrem às 2.209 vagas para assistente administrativo. As provas vão ser aplicadas nos municípios sede das 33 Diretorias Regionais de Educação do Estado, incluindo a capital.
Dia da prova - Os portões serão abertos às 13h15 e fechados pontualmente às 13h50 (horário de Brasília). A Secretaria da Educação aconselha que os candidatos cheguem aos locais de prova com, pelo menos, 30 minutos de antecedência da abertura dos portões.
Só serão aceitos como documentos de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias da Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar e Ministério das Relações Exteriores; Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por Lei Federal valem como documento de identidade, como, por exemplo, as do CRM, CRA, OAB, CRC; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia), na forma da Lei Federal nº. 9.503, de 23/09/1997. Fotocópias de qualquer documento, ainda que autenticadas, não têm validade.
Resultado – O resultado do concurso será divulgado em até 20 dias depois da realização das provas. São 1093 vagas para professor, sendo 1.029 para escolas do interior do estado e 64 para escolas de Salvador e Região Metropolitana.
Os 1.093 novos professores atuarão em localidades e disciplinas que não tiveram aprovados no último concurso público realizado no ano passado, do qual a Secretaria da Educação já convocou 3.500 professores, ultrapassando o total de 3.200 previsto no edital.
Mais informações - Todas as informações sobre a seleção podem ser obtidas no edital e no site da Consultec

SEC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...