Saturday, June 2, 2012

Triste imprensa


Marina ataca "maquiagem" do Código Florestal

Em artigo publicado na Folha de São Paulo, Marina Silva afirma: 

Quatro dias depois, não no porta-cartas, mas no "Diário Oficial", estavam as inúmeras maldades da caixa de Pandora, sempre indiferente ao futuro, na velha porção ruralista: anistia aos desmatadores e incentivo a novos desmatamentos. Exigências abaixo do mínimo aceitável cientificamente de
proteção aos topos de morros, encostas, veredas, apicuns, margens de rios, manguezais etc.
Não foi só Marina que criticou o veto parcial. 

Para o diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, 


A presidenta, ao contrário do que disseram seus ministros na sexta-feira 25, manteve os dispositivos de anistia aos desmatadores e reduziu a Área de Proteção Permanente (APP). Além disso, a decisão de regular via Medida Provisória não dá nenhuma garantia de que as alterações serão mantidas


Segundo Marcio Astrini, coordenador de campanhas do Greenpeace, a proposta não tem nenhuma linha que vise diminuir o desmatamento: 


O Código se preocupa em anistiar quem desmatou no passado e dar crédito a quem desmatar no futuro


O coordenador do Greenpeace cita o artigo 4º do Código Florestal. Nele, o tamanho das APPs nas margens dos rios será definido pela calha regular do rio. Ou seja, pela variação entre a estação seca e de cheia – não mais pela área máxima que o rio atingia. Além disso, o artigo 41º permite que os gastos com a recuperação das áreas desmatadas sejam deduzidos do Imposto de Renda e seja feito, em partes, com espécies exóticas (plantas que pertencem a outro bioma). 


Critica, ainda, o artigo 66º, que não foi vetado e que permite que as compensações ocorram em qualquer área desde que dentro do mesmo bioma. Finalmente, o Greenpeace também vê problemas no artigo 68 do Código que possibilita anistia ao proprietário que desmatou antes de 1965, quando sequer existia lei florestal no País. 

PSDB e PT se juntam na fala de Pagot

O ex-diretor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) Luiz Antonio Pagot, que comandou o órgão entre 2007 e 2011, afirmou à revista "IstoÉ", que chegou às bancas nesta sexta-feira (1º), que o PSDB desviou recursos das obras do trecho sul do Rodoanel, em São Paulo, para financiar a campanha presidencial de José Serra em 2010. Segundo a publicação, Pagot disse também que o PT lhe pressionou a arrecadar recursos de empreiteiras para as campanhas da sigla também em 2010.

UNEB completa 29 anos

Hoje é de dia de festa, de comemoração, de alegria, mas também uma oportunidade para reflexão e para reafirmar as bandeiras de luta da comunidade acadêmica.
A nossa UNEB festeja, neste dia 1º de junho, o seu 29º aniversário!
Nossa comunidade tem muito a comemorar porque conseguiu construir, nestas quase três décadas de história e muito trabalho, sacrifícios e lutas, a maior universidade das regiões Norte e Nordeste do país.
Fundada em 1983 já no modelo de multicampia porém concentrada na formação de professores na capital e interior, a UNEB possui hoje 24 campi e 29 departamentos distribuídos por todas as regiões do estado, com um portfólio de cursos das mais diversas áreas do conhecimento.
Somos a instituição de ensino superior que realiza o maior trabalho de democratização e interiorização da oferta de cursos de graduação e pós-graduação de qualidade e gratuitos na Bahia.
Melhor ainda: estamos presentes em praticamente todos os municípios baianos, por meio dos programas e ações extensionistas, beneficiando cerca de quatro milhões de pessoas, dos mais diversificados públicos.
Comprovamos, definitivamente, que estamos no caminho certo rumo à excelência acadêmica quando, no final do ano passado, o Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou por unanimidade o recredenciamento da universidade por mais oito anos, prazo máximo que pode ser concedido a uma instituição de ensino superior.
Com tantos avanços e conquistas, claro que não podemos esquecer que a luta continua! Há ainda muitos problemas e obstáculos a superar, para construirmos a universidade que queremos para todos e todas. E, seguramente, o espírito combativo e batalhador da comunidade unebiana não dará trégua até que realizemos esse sonho comum.

UNEB

Friday, June 1, 2012

Tupã: a política como ela é

Abaixo você assiste a mais um vexame da política tupaense, cidade onde nasci. Retrata o mundo pequeno que cerca esses personagens menores da política tupiniquim. A Secretária de Cultura ordenou que o Presidente da Câmara Municipal fosse trancado numa obra que ele fiscalizava.

Univasf vai continuar com o Enem em seu processo seletivo

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou nesta sexta-feira (01/06) a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como instrumento de avaliação para ingresso nos cursos de graduação. A opção de manter o Enem no processo seletivo da universidade foi divulgada pelo vice-reitor da Univasf, professor Télio Nobre Leite, durante entrevista coletiva concedida à imprensa nesta manhã, no campus Petrolina Sede. Também participaram da entrevista, o pró-reitor de Ensino, professor Leonardo Sampaio e a secretária de Registro e Controle Acadêmico, Alane Oliveira. A decisão sobre o Enem ocorreu com voto da maioria dos membros do Conselho Universitário (Conuni), em reunião realizada na última quarta-feira (30/05).

Durante o encontro com a imprensa, o vice-reitor destacou os estudos realizados pela Univasf sobre o Enem e cujos indicadores são favoráveis para a região. De acordo com os dados da pesquisa realizada pela Secretaria de Registro e controle Acadêmico (SRCA), os estudantes do Nordeste são maioria na Univasf, ocupando 93% das vagas. O estudo revela, ainda, que 76% dos candidatos aprovados na instituição são oriundos de seis mesorregiões dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, e destes, cerca de 64% são das cidades de Petrolina, Juazeiro e municípios circunvizinhos.

O vice-reitor, Télio Nobre Leite também afirmou a importância da utilização do Enem como instrumento de seleção. “A proposta do Enem, além de possibilitar uma avaliação mais ampla dos conhecimentos dos candidatos, permite a democratização das vagas já que os inscritos podem fazer as provas em sua localidade de origem.”, disse. Desde 2010, a Univasf adota a nota do Enem como processo de avaliação.

Nos próximos meses, o Conuni deverá decidir sobre a utilização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o preenchimento das vagas. “O Enem e o Sisu são duas coisas distintas. O Conuni decidiu em sua última reunião, no dia 30 de maio, apenas a adesão ao Enem.”, enfatizou o pró-reitor Leonardo Sampaio.

UNIVASF

Enem: geometria é conteúdo mais cobrado nas provas de matemática, segundo levantamento

Um levantamento Universia Brasil, rede de colaboração universitária, que analisou as provas de matemática das 13 edições do Enem, de 1998 a 2011, indica que o assunto mais cobrado no exame do MEC, até hoje, foi a geometria, seguido de cálculo simples, interpretação de gráficos, porcentagem e probabilidade. Para Matheus Secco, professor de matemática do Colégio e Curso Pensi, as provas de matemática do Enem demandam muita interpretação e leitura.— Elas são cansativas devido os enunciados enormes. Porém, é um exame que não pede muito conteúdo e as questões podem facilmente ser resolvidas em até quatro minutos. Raras são aquelas em que o aluno gasta mais do que isso. Isso já não acontece na prova da Uerj, Unicamp, USP, etc. Elas são conteudistas. O que torna o nível de dificuldade maior - explicou.
A melhor forma de estudar para o Enem, segundo o professor Matheus Secco, é refazendo as provas anteriores.
- O aluno que pretende estar bem afiado tem que praticar. As questões de matemática são quase sempre sememlhantes. A prova desse ano vai continuar na mesma linha das edições anteriores - disse. Além disso, o professor destaca que o estudante tem que ter boa leitura, porque, mesmo na prova de matemática, essa competência é pedida.
As provas do Enem 2012 serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições vão até as 23h59 do dia 15 de junho.
Confira, por ordem de incidência:
1 ° lugar - Geometria: Os exercícios que mais aparecem são os que pedem área, aresta, volume de figuras como cubo, paralelepípedo, pirâmide, cilindro, triângulo, retângulo, cone, esfera, círculo.
2° lugar - Cálculo simples: Trata-se das operações básicas, como multiplicação, potência, conversão de medidas, cálculo com IMC, megawatts, consumo médio de energia.
3° lugar - Interpretação: Pode aparecer em diversas circunstâncias, como gráficos, infográficos, tabelas e até textos.
4° lugar - Porcentagem: Como a teoria por trás dela é simples, demonstra que o Enem privilegia questões com pouca complexidade e provenientes do cotidiano.
5° lugar - Probabilidade: Como é necessário saber análise combinatória para determinar certas probabilidades, o assunto pode ter um status mais complexo e interdisciplinar.
6° lugar - Equações e problemas: Funções, equações, problemas e relações de grandeza são conhecimentos essenciais para o Enem. Muitos problemas que parecem ser de área mínima ou máxima são problemas de função.



A volta de Lula

Lula voltou com o velho estilo. Já desorganizou toda arrumação da casa, embaralhou tudo e se tornou, mais uma vez, o maior personagem da política tupiniquim. Confesso que já havia esquecido como é o estilo metalúrgico do rapaz.
Comprou a briga com o Gilmar Mendes. Vamos ver se o ministro do STF tem peito para aguentar.
Ontem o ex-Presidente foi ao programa do Ratinho. Campanha explícita, no já conhecido estilo campanha de Dilma Rousseff. Vai ser advertido, multado, e ele continuará do mesmo jeito. É impressionante como vai peitando todos móveis da casa, arrastando tudo enquanto anda. Não há outro político como ele na atualidade. O Brasil já teve vários com este dom. Carlos Lacerda, para citar um, era genial nesta performance. Jânio Quadros também tinha este charme natural de elefante com dor de dente. Tem algo de  humor sádico nesta  história toda.
O fato é que alguns dirão que torço pelo Lula. Toda vez que posto algum comentário deste gênero, vários amigos me alertam, revelando uma ponta de irritação. Mas como são amigos, me toleram.
Eu não sou lulista e passei da fase de cultivar ídolos. Minha leitura é sociológica. E como gosto de humor, me divirto com esta ruptura com o script. A oposição fica ensandecida. Não sabe como lidar e quase sempre cai na arapuca, repercutindo e polarizando com alguém que é muito popular. Um erro de iniciante. Mas a emoção fala mais alto, quase desespero, e impede uma jogada mais inteligente.
Como filho de italianos, chego a dar gargalhadas com Lula.
Lula é o bem e o mal da política tupiniquim contemporânea.

UESB: inscrições para isenção do Vestibular 2013 entre 04 e 15 de julho

O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual n.º 7.176, de 10 de setembro de 1997, e com o Decreto n.º 7.329/98, torna público que estarão abertas, no período de 04 a 15 de julho de 2012, às inscrições para Isenção Total do Pagamento da Taxa de Inscrição referente ao PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR UESB 2013, observando as disposições das Resoluções nºs 71/2006, 37/2008, 079/2009 e 021/2010 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE e circunscritas às seguintes normas:

1. DOS BENEFICIÁRIOS

A isenção da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular 2013 compreenderá as seguintes categorias abaixo:

a) Alunos optantes pelo sistema de reserva de vagas ou quotas adicionais, nos termos e condições estabelecidos pela Resolução CONSEPE 37/2008, 079/2009 e 021/2010;

b) Alunos oriundos de cursos pré-vestibulares comunitários e populares, que comprovem ter cursado ou estar cursando o Ensino Médio, por meio de exames supletivos ou cursos equivalentes, nos termos e condições estabelecidos pela Resolução CONSEPE 37/2008, 079/2009 e 021/2010;

c) Alunos oriundos da Rede Pública de Ensino do Brasil não optantes pelo sistema de reserva de vagas ou quotas adicionais, nos termos e condições estabelecidos pela Resolução CONSEPE 37/2008, 079/2009 e 021/2010;

d) Servidores da UESB (extensiva a todos os servidores efetivos, REDA e Livre Nomeado, independente do nível de instrução (Ensino Médio ou Graduado), e seus dependentes (cônjuge e/ou filho de servidor efetivo e de servidor temporário: REDA, e livre nomeado) e Servidor à disposição (que não seja portador de Diploma de Curso Superior), nos termos e condições estabelecidos pela Resolução CONSEPE 71/2006;

e) Servidores de outras Universidades Estaduais da Bahia e seus dependentes, nos termos e condições estabelecidos pela Resolução CONSEPE 71/2006.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições para isenção total deverão ser realizadas exclusivamente pela internet– www.uesb.br.

3. DOS CANDIDATOS OPTANTES E NÃO OPTANTES PELO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS OU QUOTAS ADICIONAIS, ORIUNDOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO BRASIL E DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS E POPULARES, OBSERVANDO AS Condições IMPOSTAS PELA RESOLUÇÃO CONSEPE 37/2008, 079/2009 e 021/2010 (ISENÇÃO TOTAL)

3.1. das vagas

3.1.1. Será assegurada aos estudantes desta categoria, isenção total e limitada ao número correspondente a, até, 5% (cinco por cento) do número de inscritos pagantes no Vestibular UESB 2012, o que corresponde a 600 (seiscentos) candidatos.

3.1.2. As vagas estarão distribuídas entre os Campi da UESB, da seguinte forma:

a) Campus Vitória da Conquista - 300 isenções;

b) Campus de Jequié – 210 isenções;

c) Campus de Itapetinga – 90 isenções.

3.1.3. Poderá haver remanejamento do número de isenções de um Campus para outro, caso seja constatado o não preenchimento de todas as vagas determinadas neste Edital.

Diário Oficial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...