Saturday, June 2, 2012

Triste imprensa


Marina ataca "maquiagem" do Código Florestal

Em artigo publicado na Folha de São Paulo, Marina Silva afirma: 

Quatro dias depois, não no porta-cartas, mas no "Diário Oficial", estavam as inúmeras maldades da caixa de Pandora, sempre indiferente ao futuro, na velha porção ruralista: anistia aos desmatadores e incentivo a novos desmatamentos. Exigências abaixo do mínimo aceitável cientificamente de
proteção aos topos de morros, encostas, veredas, apicuns, margens de rios, manguezais etc.
Não foi só Marina que criticou o veto parcial. 

Para o diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, 


A presidenta, ao contrário do que disseram seus ministros na sexta-feira 25, manteve os dispositivos de anistia aos desmatadores e reduziu a Área de Proteção Permanente (APP). Além disso, a decisão de regular via Medida Provisória não dá nenhuma garantia de que as alterações serão mantidas


Segundo Marcio Astrini, coordenador de campanhas do Greenpeace, a proposta não tem nenhuma linha que vise diminuir o desmatamento: 


O Código se preocupa em anistiar quem desmatou no passado e dar crédito a quem desmatar no futuro


O coordenador do Greenpeace cita o artigo 4º do Código Florestal. Nele, o tamanho das APPs nas margens dos rios será definido pela calha regular do rio. Ou seja, pela variação entre a estação seca e de cheia – não mais pela área máxima que o rio atingia. Além disso, o artigo 41º permite que os gastos com a recuperação das áreas desmatadas sejam deduzidos do Imposto de Renda e seja feito, em partes, com espécies exóticas (plantas que pertencem a outro bioma). 


Critica, ainda, o artigo 66º, que não foi vetado e que permite que as compensações ocorram em qualquer área desde que dentro do mesmo bioma. Finalmente, o Greenpeace também vê problemas no artigo 68 do Código que possibilita anistia ao proprietário que desmatou antes de 1965, quando sequer existia lei florestal no País. 

PSDB e PT se juntam na fala de Pagot

O ex-diretor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) Luiz Antonio Pagot, que comandou o órgão entre 2007 e 2011, afirmou à revista "IstoÉ", que chegou às bancas nesta sexta-feira (1º), que o PSDB desviou recursos das obras do trecho sul do Rodoanel, em São Paulo, para financiar a campanha presidencial de José Serra em 2010. Segundo a publicação, Pagot disse também que o PT lhe pressionou a arrecadar recursos de empreiteiras para as campanhas da sigla também em 2010.

UNEB completa 29 anos

Hoje é de dia de festa, de comemoração, de alegria, mas também uma oportunidade para reflexão e para reafirmar as bandeiras de luta da comunidade acadêmica.
A nossa UNEB festeja, neste dia 1º de junho, o seu 29º aniversário!
Nossa comunidade tem muito a comemorar porque conseguiu construir, nestas quase três décadas de história e muito trabalho, sacrifícios e lutas, a maior universidade das regiões Norte e Nordeste do país.
Fundada em 1983 já no modelo de multicampia porém concentrada na formação de professores na capital e interior, a UNEB possui hoje 24 campi e 29 departamentos distribuídos por todas as regiões do estado, com um portfólio de cursos das mais diversas áreas do conhecimento.
Somos a instituição de ensino superior que realiza o maior trabalho de democratização e interiorização da oferta de cursos de graduação e pós-graduação de qualidade e gratuitos na Bahia.
Melhor ainda: estamos presentes em praticamente todos os municípios baianos, por meio dos programas e ações extensionistas, beneficiando cerca de quatro milhões de pessoas, dos mais diversificados públicos.
Comprovamos, definitivamente, que estamos no caminho certo rumo à excelência acadêmica quando, no final do ano passado, o Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou por unanimidade o recredenciamento da universidade por mais oito anos, prazo máximo que pode ser concedido a uma instituição de ensino superior.
Com tantos avanços e conquistas, claro que não podemos esquecer que a luta continua! Há ainda muitos problemas e obstáculos a superar, para construirmos a universidade que queremos para todos e todas. E, seguramente, o espírito combativo e batalhador da comunidade unebiana não dará trégua até que realizemos esse sonho comum.

UNEB

Friday, June 1, 2012

Tupã: a política como ela é

Abaixo você assiste a mais um vexame da política tupaense, cidade onde nasci. Retrata o mundo pequeno que cerca esses personagens menores da política tupiniquim. A Secretária de Cultura ordenou que o Presidente da Câmara Municipal fosse trancado numa obra que ele fiscalizava.

Univasf vai continuar com o Enem em seu processo seletivo

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou nesta sexta-feira (01/06) a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como instrumento de avaliação para ingresso nos cursos de graduação. A opção de manter o Enem no processo seletivo da universidade foi divulgada pelo vice-reitor da Univasf, professor Télio Nobre Leite, durante entrevista coletiva concedida à imprensa nesta manhã, no campus Petrolina Sede. Também participaram da entrevista, o pró-reitor de Ensino, professor Leonardo Sampaio e a secretária de Registro e Controle Acadêmico, Alane Oliveira. A decisão sobre o Enem ocorreu com voto da maioria dos membros do Conselho Universitário (Conuni), em reunião realizada na última quarta-feira (30/05).

Durante o encontro com a imprensa, o vice-reitor destacou os estudos realizados pela Univasf sobre o Enem e cujos indicadores são favoráveis para a região. De acordo com os dados da pesquisa realizada pela Secretaria de Registro e controle Acadêmico (SRCA), os estudantes do Nordeste são maioria na Univasf, ocupando 93% das vagas. O estudo revela, ainda, que 76% dos candidatos aprovados na instituição são oriundos de seis mesorregiões dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, e destes, cerca de 64% são das cidades de Petrolina, Juazeiro e municípios circunvizinhos.

O vice-reitor, Télio Nobre Leite também afirmou a importância da utilização do Enem como instrumento de seleção. “A proposta do Enem, além de possibilitar uma avaliação mais ampla dos conhecimentos dos candidatos, permite a democratização das vagas já que os inscritos podem fazer as provas em sua localidade de origem.”, disse. Desde 2010, a Univasf adota a nota do Enem como processo de avaliação.

Nos próximos meses, o Conuni deverá decidir sobre a utilização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o preenchimento das vagas. “O Enem e o Sisu são duas coisas distintas. O Conuni decidiu em sua última reunião, no dia 30 de maio, apenas a adesão ao Enem.”, enfatizou o pró-reitor Leonardo Sampaio.

UNIVASF

Enem: geometria é conteúdo mais cobrado nas provas de matemática, segundo levantamento

Um levantamento Universia Brasil, rede de colaboração universitária, que analisou as provas de matemática das 13 edições do Enem, de 1998 a 2011, indica que o assunto mais cobrado no exame do MEC, até hoje, foi a geometria, seguido de cálculo simples, interpretação de gráficos, porcentagem e probabilidade. Para Matheus Secco, professor de matemática do Colégio e Curso Pensi, as provas de matemática do Enem demandam muita interpretação e leitura.— Elas são cansativas devido os enunciados enormes. Porém, é um exame que não pede muito conteúdo e as questões podem facilmente ser resolvidas em até quatro minutos. Raras são aquelas em que o aluno gasta mais do que isso. Isso já não acontece na prova da Uerj, Unicamp, USP, etc. Elas são conteudistas. O que torna o nível de dificuldade maior - explicou.
A melhor forma de estudar para o Enem, segundo o professor Matheus Secco, é refazendo as provas anteriores.
- O aluno que pretende estar bem afiado tem que praticar. As questões de matemática são quase sempre sememlhantes. A prova desse ano vai continuar na mesma linha das edições anteriores - disse. Além disso, o professor destaca que o estudante tem que ter boa leitura, porque, mesmo na prova de matemática, essa competência é pedida.
As provas do Enem 2012 serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições vão até as 23h59 do dia 15 de junho.
Confira, por ordem de incidência:
1 ° lugar - Geometria: Os exercícios que mais aparecem são os que pedem área, aresta, volume de figuras como cubo, paralelepípedo, pirâmide, cilindro, triângulo, retângulo, cone, esfera, círculo.
2° lugar - Cálculo simples: Trata-se das operações básicas, como multiplicação, potência, conversão de medidas, cálculo com IMC, megawatts, consumo médio de energia.
3° lugar - Interpretação: Pode aparecer em diversas circunstâncias, como gráficos, infográficos, tabelas e até textos.
4° lugar - Porcentagem: Como a teoria por trás dela é simples, demonstra que o Enem privilegia questões com pouca complexidade e provenientes do cotidiano.
5° lugar - Probabilidade: Como é necessário saber análise combinatória para determinar certas probabilidades, o assunto pode ter um status mais complexo e interdisciplinar.
6° lugar - Equações e problemas: Funções, equações, problemas e relações de grandeza são conhecimentos essenciais para o Enem. Muitos problemas que parecem ser de área mínima ou máxima são problemas de função.



A volta de Lula

Lula voltou com o velho estilo. Já desorganizou toda arrumação da casa, embaralhou tudo e se tornou, mais uma vez, o maior personagem da política tupiniquim. Confesso que já havia esquecido como é o estilo metalúrgico do rapaz.
Comprou a briga com o Gilmar Mendes. Vamos ver se o ministro do STF tem peito para aguentar.
Ontem o ex-Presidente foi ao programa do Ratinho. Campanha explícita, no já conhecido estilo campanha de Dilma Rousseff. Vai ser advertido, multado, e ele continuará do mesmo jeito. É impressionante como vai peitando todos móveis da casa, arrastando tudo enquanto anda. Não há outro político como ele na atualidade. O Brasil já teve vários com este dom. Carlos Lacerda, para citar um, era genial nesta performance. Jânio Quadros também tinha este charme natural de elefante com dor de dente. Tem algo de  humor sádico nesta  história toda.
O fato é que alguns dirão que torço pelo Lula. Toda vez que posto algum comentário deste gênero, vários amigos me alertam, revelando uma ponta de irritação. Mas como são amigos, me toleram.
Eu não sou lulista e passei da fase de cultivar ídolos. Minha leitura é sociológica. E como gosto de humor, me divirto com esta ruptura com o script. A oposição fica ensandecida. Não sabe como lidar e quase sempre cai na arapuca, repercutindo e polarizando com alguém que é muito popular. Um erro de iniciante. Mas a emoção fala mais alto, quase desespero, e impede uma jogada mais inteligente.
Como filho de italianos, chego a dar gargalhadas com Lula.
Lula é o bem e o mal da política tupiniquim contemporânea.

UESB: inscrições para isenção do Vestibular 2013 entre 04 e 15 de julho

O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual n.º 7.176, de 10 de setembro de 1997, e com o Decreto n.º 7.329/98, torna público que estarão abertas, no período de 04 a 15 de julho de 2012, às inscrições para Isenção Total do Pagamento da Taxa de Inscrição referente ao PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR UESB 2013, observando as disposições das Resoluções nºs 71/2006, 37/2008, 079/2009 e 021/2010 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE e circunscritas às seguintes normas:

1. DOS BENEFICIÁRIOS

A isenção da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular 2013 compreenderá as seguintes categorias abaixo:

a) Alunos optantes pelo sistema de reserva de vagas ou quotas adicionais, nos termos e condições estabelecidos pela Resolução CONSEPE 37/2008, 079/2009 e 021/2010;

b) Alunos oriundos de cursos pré-vestibulares comunitários e populares, que comprovem ter cursado ou estar cursando o Ensino Médio, por meio de exames supletivos ou cursos equivalentes, nos termos e condições estabelecidos pela Resolução CONSEPE 37/2008, 079/2009 e 021/2010;

c) Alunos oriundos da Rede Pública de Ensino do Brasil não optantes pelo sistema de reserva de vagas ou quotas adicionais, nos termos e condições estabelecidos pela Resolução CONSEPE 37/2008, 079/2009 e 021/2010;

d) Servidores da UESB (extensiva a todos os servidores efetivos, REDA e Livre Nomeado, independente do nível de instrução (Ensino Médio ou Graduado), e seus dependentes (cônjuge e/ou filho de servidor efetivo e de servidor temporário: REDA, e livre nomeado) e Servidor à disposição (que não seja portador de Diploma de Curso Superior), nos termos e condições estabelecidos pela Resolução CONSEPE 71/2006;

e) Servidores de outras Universidades Estaduais da Bahia e seus dependentes, nos termos e condições estabelecidos pela Resolução CONSEPE 71/2006.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições para isenção total deverão ser realizadas exclusivamente pela internet– www.uesb.br.

3. DOS CANDIDATOS OPTANTES E NÃO OPTANTES PELO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS OU QUOTAS ADICIONAIS, ORIUNDOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO BRASIL E DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS E POPULARES, OBSERVANDO AS Condições IMPOSTAS PELA RESOLUÇÃO CONSEPE 37/2008, 079/2009 e 021/2010 (ISENÇÃO TOTAL)

3.1. das vagas

3.1.1. Será assegurada aos estudantes desta categoria, isenção total e limitada ao número correspondente a, até, 5% (cinco por cento) do número de inscritos pagantes no Vestibular UESB 2012, o que corresponde a 600 (seiscentos) candidatos.

3.1.2. As vagas estarão distribuídas entre os Campi da UESB, da seguinte forma:

a) Campus Vitória da Conquista - 300 isenções;

b) Campus de Jequié – 210 isenções;

c) Campus de Itapetinga – 90 isenções.

3.1.3. Poderá haver remanejamento do número de isenções de um Campus para outro, caso seja constatado o não preenchimento de todas as vagas determinadas neste Edital.

Diário Oficial

Thursday, May 31, 2012

Charles Mingus

Radiohead

Minha entrevista sobre apoio do PT à Chávez

Entrevista aos estudantes de Jornalismo Político da PUCMinas


1) O presidente do PT, Rui Falcão, disse que o partido apoia "todos os presidentes que governam a favor do povo e não aceitam a hegemonia imperialista", citando os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Peru, Ollanta Humala. O que faz com que o PT se identifique com esses governos?
R: Não é o PT como um todo. É importante ressaltar a trajetória e preferências de Rui Falcão, que já foi o principal apoiador de José Dirceu, depois se afastou, para se reaproximar. Ele foi da VAR-Palmares, pró-soviética. A grande maioria do PT sempre se declarou anti-soviética e está estampado no manifesto de criação deste partido. De qualquer maneira, existe uma evidente diferença entre os governos citados e o governo colombiano, para citar um exemplo. Seria possível dizer mais. Peru, Paraguai, Uruguai, entre outros, tiveram apoio explícito, material e técnico, do PT nas campanhas que elegeram os atuais Presidentes da República. Há, sem dúvida, uma articulação nesta região.

2) O PT sofreu inúmeras mudanças ao longo de sua trajetória política. O partido está tentando reafirmar sua identidade originária com esse tipo de discurso e apoio? Por quê?
R: Não. É um exercício de identidade, mas também de geopolítica. Este "bloco" ideológico não é assim tão coeso, mas se une contra governos de centro e de direita. Há uma nítida diferença entre o fordismo lulista e a tendência mais populista do justicialismo argentino, ou ainda o populismo mobilizador e com forte inspiração militar do chavismo. Não são iguais. Mas formam uma frente ampla contra o que consideram forças neoliberais.

3) Quais ganhos políticos Chavéz pode ter com o apoio do PT?
R: Com o PT haveria poucos ganhos, embora pudesse contar com apoio logístico. Mas com a imagem do lulismo, poderia amenizar seu ímpeto beligerante. O lulismo combateu a pobreza e catapultou o país para o 6o PIB mundial. Também construiu uma ponte ideológica, atraindo o alto empresariado. Contudo, se a relação se estreitar, Chávez ficará refém do lulismo, algo impensável oito anos atrás.

4) Como o senhor avalia as relações políticas entre o Brasil e a Venezuela hoje?
R: Já foram muito tensas, embora a grande imprensa brasileira não tenha explorado esta análise. Chávez e Lula disputaram a América Latina. Inicialmente, Chávez avançou mais, principalmente quando propôs o Banco del Sur e todos investimentos e suportes venezuelanos à Argentina, Bolívia, Equador, entre outros. Pouco a pouco, as estatais brasileiras e a crise aberta com aumento de desemprego e do custo de vida venezuelanos convergiram para o Brasil tomar a dianteira. Se o apoio do PT/Lula for realmente necessário à manutenção do chavismo, a balança penderá ainda mais para o Brasil.

5) Embora a declaração do partido não signifique que o governo de Dilma ou o ex-presidente Lula tenha se declarado a favor da reeleição de Chavéz, alguns jornais venezuelanos estão associando os nomes e as imagens dos presidentes brasileiros à reeleição de Chàvez. Na sua opinião, qual o interesse da imprensa com esse tipo de assimilação?
R: A imagem vitoriosa e menos beligerante do lulismo em relação ao chavismo. E a capacidade de gestão de Dilma.

6) Na sua opinião, em que pode se assemelhar ou diferenciar o Chavismo de outros populismos latino-americanos, como o Lulismo?
R: O lulismo não é populista. O conceito de populismo não é preciso, mas significa uma relação direta do líder carismático com as massas, desrespeitando as organizações sociais. O lulismo não opera assim. Pelo contrário, ele atraiu as organizações empresariais, sindicais e da sociedade civil para o interior do Estado. Em muitos casos, promoveu o que em sociologia se denomina neorcorporativismo, ou o ingresso de representações corporativas em arenas estatais para definição ou negociação de políticas públicas. Este é o caso do CDES e vários outros fóruns e câmaras setoriais ou de definição de políticas governamentais. É muito mais complexo que o populismo. O chavismo, como já afirmei, tem um pé no militarismo, origem de Chávez. É algo mais conflitivo, ameaçador, que namora com práticas (não mais que isto, até o momento) totalitárias, de mobilização e vigília permanente de amplos setores populares.

7) Os governos petistas (de Lula e Dilma) e o governo Hugo Chavéz compartilham alguma decisão ou postura política? Por quê?
R: Nenhuma. As origens são distintas, a história de seus partidos e da construção da imagem das suas lideranças, a forma de enraizamento social, o bloco de poder montado, o programa de governo. Os pontos divergentes são muito maiores que os convergentes. A despeito de algumas alas e correntes petistas desejarem que o PT abrace o castrismo e o chavismo.

Recife em chamas


PT cancela prévias no Recife e convoca reunião extraordinária em São Paulo

Thomaz Molina
Do UOL, em São Paulo

O PT confirmou nesta quinta-feira (31), por meio de sua assessoria de imprensa, o cancelamento das prévias que seriam realizadas no Recife no próximo domingo (3). A Executiva Nacional do PT convocou uma reunião extraordinária na próxima terça-feira (5) para definir a situação na capital pernambucana.
Nesta quinta-feira (31), o prefeito do Recife, João da Costa, anunciou que mantém sua pré-candidatura à reeleição na cidade, o que contraria decisão da cúpula petista que quer impor o nome do senador Humberto Costa (PT-PE) --escolhido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, e pelo governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos.
A candidatura de Humberto Costa no Recife integraria um pacto entre os partidos, costurado por Lula, Falcão e Campos. O PSB apoiaria o PT no Recife e em São Paulo e herdaria uma cadeira no Senado, que seria deixada por Humberto Costa.
João da Costa disse nesta quinta-feira (31) que, por mais que haja pressão da Executiva Nacional do PT, "chegou a hora de estabelecer uma posição".
A FRASE:
“Durante três anos eu fui achincalhado. Quero dizer que esse tempo acabou”, disse João da Costa. “Cabe agora à Executiva Nacional em homologar ou não a minha candidatura. Não vamos abrir mão da candidatura."

Pai e filho juízes fazem permuta no TJ-MG

Matéria do fantástico Frederico Vasconcelos, da Folha de São Paulo:


Pai e filho juízes fazem permuta no TJ-MG


No último dia 24/5, o Blog recebeu mensagem não liberada na ocasião porque exigia consulta prévia ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais para eventuais esclarecimentos ou contestações. O comentário trata de pedido de permuta entre magistrados, aprovado pela Corte Superior do TJ-MG, supostamente favorecendo pai e filho.
Consultado, o tribunal não contestou as informações, mas manifestou interesse, via assessoria de imprensa, em saber quem enviara a informação ao Blog. O nome do remetente foi preservado.
Como a permuta foi confirmada em ata do tribunal, publicada na última segunda-feira, 29/5, (vide abaixo), a íntegra do comentário é reproduzida em seguida, por se tratar de assunto de interesse público.

Assunto: Permuta entre magistrados, pai e filho, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais
 A Corte Superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na data de ontem (23/05/2012), aprovou permuta entre os magistrados Fernando Humberto dos Santos e Luis Carlos Rezende e Santos, em flagrante desrespeito aos princípios da moralidade, impessoalidade e da publicidade. 
 A violação ao princípio da publicidade consubstancia-se no fato de que não houve publicação de qualquer edital ou aviso sobre o pedido de permuta formulado pelos juízes Fernando Humberto dos Santos e Luis Carlos Rezende e Santos, o que impediu a manifestação de eventuais interessados na permuta.
A violação aos princípios da moralidade e impessoalidade decorrem do fato de que os permutantes são, respectivamente, pai e filho, além do que, o juiz Fernando Humberto é um dos mais antigos da comarca e está prestes a ser promovido ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, além de atingir a idade para aposentadoria compulsória este ano (70 anos), enquanto que o juiz Luiz Carlos Rezende Santos é um dos mais novos da lista de antiguidade da Comarca, estando, assim, demonstrada a ausência de interesse público.

SAÍDA DA GRÉCIA DO EURO CUSTARIA 1,25 TRILHÕES DE DÓLARES

Do ex-blog de Cesar Maia:

1. A saída da Grécia do Euro custaria 1, 25 trilhões de dólares considerando os setores privado e público. Cálculo do Instituto de Finanças Internacionais que reúne as principais instituições financeiras do mundo ;


2. "Aqueles que creem que Europa (e ainda mais a economia mundial) está realmente preparada para uma saída da Grécia do EURO, deveriam pensar de novo", disse Charles Dallara diretor executivo da entidade. O Banco Central teria pouco o que fazer, segundo Dallara;


3. Só a exposição do BCE à dívida grega equivale ao dobro do capital do BCE e com isso esse banco emissor ficaria inadimplente com a saída da Grécia;


4. O Banco Santander calculou em 390 bilhões de dólares o impacto só considerando o FMI, o BCE e o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira. Já Éric Dor, diretor da Escola de Administração da Universidade de Lille, projetou em 86,3 bilhões de dólares as perdas da França;


5. Na Alemanha o dano financeiro seria de 116,7 bilhões de dólares e na Espanha -hoje em crise- seria de 52 bilhões de dólares.  

Seminário discute valores sociais da atualidade

Por Samara Costa
Abordando assuntos polêmicos o “Seminário Constituição de Sujeitos: Valores Religiosos e Moralidades” foi realizado ontem (30) no Auditório Paulo Freire no ICHS. O evento discutiu temas como o aborto, adoção, bullying, homossexualidade e religião.
Professoras debatem  homosexualidade durante o seminário
O seminário foi dividido em duas partes. De manhã, contou com a presença de Rachel Aisengart (UFRJ), Carlos Abraão (UFRJ), Edlaine de Campos (Unirio), Naara Luna (UFRRJ) e Fábio Henrique Lopes (UFRRJ) abordando assuntos relacionados ao tema: “Direito à vida e Constituição de Sujeitos: questões sobre aborto, eutanásia e células-tronco”.
À tarde o debate foi sobre  “Valores religiosos, moralidades e família” com a participação de Maria das Dores Campos (UFRJ), Carly Machado (UFRRJ), Alessandra Rinaldi (UFRRJ), Diana Lima (Uerj) e Luciane Moás (UFRRJ).
Debates
A pesquisadora Maria das Dores Campos apresentou sobre  religião e homossexualidade. Segundo ela a sociedade vive presa a certos limites impostos. “A decisão judicial fortalece o momento social e obriga os grupos sociais a viverem nessa situação, como é o caso do casamento entre gays. O estado pode dizer se os homossexuais podem se casar ou não”. Para Maria das Dores essa situação pode ter uma solução. “Deve ser feito um debate público para criar outras vozes e opiniões sobre este caso. Discutir a homossexualidade abertamente por diversos pontos de vista, não somente o da igreja”, esclarece ela.
O bullying também foi discutido durante o evento. A pesquisadora Carly Machado relembrou alguns eventos como o Massacre de Columbine, em 1999, nos Estados Unidos e o Massacrede Realengo,em 2011, no Brasil. De acordo com Carly o bullying não é discutido como deveria ser. “Sempre é falado que os massacres  acontecem em lugares aglomerados. Mas, por que acontece em escolas, sendo que há outros lugares com mais massas? O bullying não é problematizado como questão educacional e sim patológica do assassino”, explica Carly.
A questão sobre novos arranjos familiares e adoção foi analisada pela professora de Antropologia da UFRRJ, Alessandra Rinaldi. Segundo ela, a adoção de crianças ainda é excludente. As crianças menos adotadas são maiores de 5 anos, grupos de irmãos, negras e deficientes.  A questão da adoção por homossexuais também foi discutida. Segundo Alessandra “ser gay e querer adotar no Rio de Janeiro é mais fácil”.
Apesar da greve os professores e alunos lotaram o auditório Paulo Freire até o final do seminário. A estudante Thais Peixoto, foi uma delas. “Foi muito bom o seminário. Me interessei por tudo. Os temas foram polêmicos e instigantes. Questionaram sobre valores difíceis de falar”, explica a aluna do primeiro período de Direito do campus de Nova Iguaçu, mas já formada em pedagogia pela UERJ. Para ela o bullying é um assunto delicado e que deve ser bem analisado. “A escola tem um papel opressor, impõe muitas coisas. Sendo assim o professor têm uma responsabilidade enorme e deve lidar com os problemas dos alunos a fim de solucionar”, esclarece a jovem. 

Portal cria cronograma para Enem e tem mais de 30 mil compartilhamentos no Facebook

No último fim de semana, o Portal Universia lançou em sua página do Facebook um cronograma para auxiliar aos estudantes a não se perderem nas datas e dados do Enem. Em menos de uma semana, o post teve mais de 30 mil compartilhamentos – dos quais 27 mil aconteceram no primeiro dia.
Além do prazo de inscrição, o cronograma traz a data para pagamento, o valor da taxa, as datas das provas com suas respectivas matérias, o dia de divulgação do gabarito e do resultado final.”Ano após ano vemos inúmeros estudantes ficarem para o lado de fora dos portões depois do início da prova”, diz Alexsandra Bentemuller, gerente de conteúdo do portal.”Quisemos ajudá-los a solucionar esse problema e criamos um material que atende às necessidades do novo leitor: é claro e resumido.”
Para acessar e compartilhar o cronograma, basta acessar o perfil da Universia Brasil, no link https://www.facebook.com/brasil.universia
Cronograma Enem Universia

Política no Vaticano é.... política

Quando Weber escreveu sobre o desencantamento do mundo não imaginava que acertaria neste alvo. A crise aberta pelas revelações do jornalista Gianuluigi Nuzzi, a respeito de cartas do arcebispo Carlo Maria Vigano ao Papa Bento 16 revela algo prosaico: que a política no Vaticano não é tão santa. Muitos italianos afirmam que a questão central é o ataque a Tarcísio Bertone, o número 2 no Vaticano. A consequência deste vazamento já é esperada: a cúpula da igreja vai se fechar ainda mais. Os conservadores ganharão, possivelmente.
Há um risco real nesta história toda. Revelar que as disputas palacianas papais são mundanas quebra uma das pernas da religiosidade, o carisma. Carisma é um toque de Deus. Uma escolha. O Concílio de Trento reafirmou esta Voz que não é a do ser humano. Na prática, o padre, investido de instrumento de Deus, sobe ao púlpito envolto nesta aura. Os católicos estavam preocupadíssimos, naquela quadra do século XVI (1545 a 1563), com o discurso sedutor e individualista dos protestantes para quem seria possível o contato direto daquele que tinha fé com Deus, via leitura da Palavra Divina. A explosão de edições da Bíblia Sagrada desmontava a investidura dos homens da igreja. Lutero sugeria que a frase de Paulo, "o justo viverá pela fé", diminuía as obras originadas da própria fé. Tanto que sua tradução da Bíblia para o alemão incluiu, nesta frase, a palavra "somente". Assim, Deus salvaria o homem sem ação do Espírito Santo.
Debate teológico à parte, o vazamento das relações mundanas entre os operadores políticos do Vaticano, se não estancado, desmistifica a igreja. A escolha do Papa deixa de ser obra do Espírito Santo. A própria existência do Papa seria fruto de disputas intestinas pelo poder e não por um chamado. 
O que nos faz pensar que este século XXI vai acelerando o desencantamento do mundo. 

Secretaria de Educação convoca novos assistentes administrativos do Reda

EDITAL DE CONVOCAÇÃO (obs: a relação está no Diário Oficial do hoje, 31/05)
 
Cargo –Assistente de Atividade Administrativa

O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições e considerando a homologação do Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado, Edital Nº 001/2011 de 30/12/2011, da Seleção Pública para contratação temporária de pessoal na função de Assistente de Atividade Administrativa, em caráter emergencial, pelo Regime Especial de Direito Administrativo – REDA.

RESOLVE:

Art. 1º- Ficam convocados os candidatos , por ordem de classificação, constantes no presente Edital, a comparecer no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a partir da data desta publicação, no horário das 8h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h30, nas sedes das DIREC (Diretoria Regional de Educação) a que pertence o município para o qual foram aprovados.

Art. 2º- Os candidatos deverão comparecer munidos dos seguintes documentos em original e fotocópia:

Certificado de Antecedentes Criminais, das Secretarias da Segurança Pública dos Estados em que o candidato houver residido nos últimos 5 (cinco) anos.

Carteira de Identidade;

Duas fotos coloridas recentes 3X4;

Certidão de Casamento e nascimento de filhos, se for o caso;

Certificado de Reservista ou equivalente para o sexo masculino;

Titulo de Eleitor e comprovante de regularização com a Justiça Eleitoral;

Apresentar a comprovação do nível de escolaridade exigida para a função, expedida por Instituição de Ensino autorizada por Secretaria da Educação devidamente registrado.

C.P.F.;

PIS/PASEP ou cópia da primeira página frente e verso da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;

Comprovante de residência;

Último contra cheque e declaração informando os horários (caso tenha vínculo com Órgão Público, Autarquia, Fundação ou Empresa Governamental).

Dados de conta bancária: número de conta e da Agência- Banco do Brasil

Exames Pré-Admissional:
EXAMES

VALIDADE DO EXAME

Hemograma

3 meses

Glicemia

3 meses

Sumario de urina

3 meses

Parasitológico de Fezes

3 meses

Acuidade visual (emitida por medico Oftalmologista)

3 meses

Rx de Tórax (PA) com Laudo

6 meses

Eletrocardiograma com Laudo(a partir dos 40 anos)

6 meses

PSA da próstata (homens a partir dos 40 anos)

6 meses



Atestado de Saúde Ocupacional -ASO

Os candidatos aprovados como portadores de deficiência serão submetidos à avaliação da Junta Médica do Estado, devendo apresentar além dos exames constantes na tabela acima, relatório médico que ateste a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças(CID) de acordo com o item 4.14.9 do Edital 001/2011.

Salvador,   30 de maio  de 2012
OSVALDO BARRETO FILHO
Secretário da Educação


Diário Oficial

Wednesday, May 30, 2012

Senado aprova fim de concurso para formar cadastro de reserva

O Senado aprovou nesta segunda-feira, 30, o fim de concurso público para formar exclusivamente cadastro de reserva. Apreciado em caráter terminativo pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto de lei será analisado pela Câmara dos Deputados.
Os senadores excluíram dessa norma as empresas públicas e de economia mista, que não poderão cobrar taxas de inscrição quando o objetivo for criar cadastro de reserva.
O projeto prevê que o edital de cada concurso público de provas ou de provas e títulos, no âmbito da administração direta e indireta – fundações e autarquias – da União, estados, municípios e no Distrito Federal, deverá especificar o número de cargos a serem providos.

A Tarde

Estudantes podem acessar a Britannica Escola Online

Estudantes do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas de todo o país, podem acessar o conteúdo da Britannica Escola Online. A Britannica Escola Online é uma plataforma de aprendizagem online desenvolvida para alunos do ensino fundamental I. O aprendizado dos alunos será enriquecido através de jogos interativos, pesquisas, vídeos, recursos multimídia, mapas e muitos outros recursos. A ferramenta de ensino está disponível pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Acesse aqui a Britannica Escola Online

O conteúdo pode ser acessado em computadores localizados nas dependências das escolas públicas. São mais de 27 milhões de alunos que poderão utilizar os recursos do Portal Britannica Escola Online.
Ao acessar a interface da Britannica Escola Online, alunos e professores poderão utilizar durante o processo de aprendizado ferramentas de ensino e recursos multimídia disponíveis no Portal, como artigos de enciclopédia, imagens e vídeos, um atlas do mundo que incorpora a tecnologia do Google Maps, biografias, notícias diárias voltadas para as crianças, recursos interativos de geografia, jogos interativos, entre outros.
"Os professores podem criar planos de aula de forma eficiente e eficaz pela utilização da busca por assunto. Também terão acesso aos recursos do Portal do Professor do MEC, através do link ‘Recursos para o Professor'. Já os alunos deverão ser capazes de pesquisar de forma mais eficaz e aprimorar as habilidades adquiridas em sala de aula", explica Adriana Rodrigues, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Encyclopédia Britannica para o Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia.
Educação básica - Com a assinatura da Britannica Escola Online e a disponibilização do conteúdo a alunos da rede pública, o Portal de Periódicos passa a atuar também no processo de formação e qualificação de professores da Educação Básica. Essa missão foi assumida pela Capes em 2008. A Fundação, que sempre atuou no fomento e avaliação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), passou a atuar também no desenvolvimento de programas e ações voltados à educação presencial e à distância de professores do ensino fundamental e médio.
Fonte: Dia a dia da Educação

NOSSO BLOG É NOTÍCIA NO SITE DA SEDUC

O blog da Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, http://eefmfigueiredocorreia.blogspot.com, foi notícia hoje no site da Seduc, no mesmo dia em que reformulamos nosso importante canal de comunicação, socialização e debate com nossa comunidade escolar. Nosso blog está de cara nova e nossa proposta é melhorar ainda mais este que já é parte do nosso patrimônio imaterial desde 2008. Nosso deputado mirim, Carlos Marcus da Silva, hoje no 3º ano do Ensino Médio, foi entrevistado pelo setor de comunicação da Seduc e afirmou que o blog tem muita importância, pois transmite conhecimentos para os estudantes. “Tudo o que acontece, a direção coloca no blog. São dados sobre horários das aulas, comunicados e outros assuntos” - ressalta. Click nas figuras abaixo e veja a notícia da Seduc que tratou da contribuição do nosso blog para no desenvolvimento de competências e habilidades nos educandos da Deputado Joaquim, demonstrando a relevância pedagógica do mesmo, além de novo visual dessa nossa importante ferramenta de trabalho escolar.

Primeiro Atlas do Trabalho Escravo traz ferramenta de prevenção para as empresas


Descobrir o risco de envolvimento com trabalho escravo não é mais como procurar agulha num palheiro. Com o Atlas do Trabalho Escravo no Brasil, lançado hoje (16) pela OSCIP Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, é possível conhecer a probabilidade do fenômeno em setores da economia e municípios de todo o país. Atividades relacionadas com pecuária ou carvão vegetal, em certas regiões da Amazônia, estão entre os exemplos de risco muito alto de existência de trabalho escravo.
“Apresentamos uma ferramenta com a qual financiadores e empresas, em vez de reagir aos problemas, podem preveni-los, focando onde o risco é maior. Mas é essencial que a ferramenta seja atualizada constantemente”, destaca Roberto Smeraldi, Diretor da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira
Realizado pelos geógrafos da USP Hervé Théry, Neli Aparecida de Mello, Julio Hato e Eduardo Paulon Girardi, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Atlas foi desenvolvido com uma metodologia inédita que caracteriza a distribuição, os fluxos, as modalidades e os usos do trabalho escravo no país, nas escalas municipal, estadual e regional, utilizando fontes oficiais e consolidadas.
Os dois novos produtos que o Atlas oferece para a sociedade brasileira são o Índice de Probabilidade de Trabalho Escravo e o Índice de Vulnerabilidade ao Aliciamento. No primeiro caso, trata-se de uma ferramenta inovadora e essencial para gestores de políticas públicas e agentes do setor privado, que pode contribuir expressivamente em ações de planejamento.
“Em razão do Índice de Probabilidade estar disponível em escala municipal, as instituições financeiras poderão incorporar uma maior precisão nos procedimentos de avaliações de risco”, esclarece Oriana Rey, Assessora do Programa Eco-Finanças da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira.
O Índice de Vulnerabilidade ao Aliciamento, por sua vez, é uma ferramenta a ser aplicada principalmente por gestores de políticas públicas e sociais, uma vez que aponta para as regiões de origem do escravo.
Por meio da aplicação de metodologia, o Atlas também oferece um perfil típico do escravo brasileiro do século XXI ao decrevê-lo como um migrante maranhense, do Norte do Tocantins ou oeste do Piauí, de sexo masculino, analfabeto funcional, que foi levado para as fronteiras móveis da Amazônia, em municípios de criação recente, onde é utilizado principalmente em atividades vinculadas ao desmatamento.
“A ferramenta desenvolvida criou uma metodologia extremamente útil para a sociedade civil”, afirma Hervé Thery, co-autor do Atlas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...