Thursday, January 19, 2012

Mercadante na educação?

Conheço Mercadante desde minha época de estudante da PUC-SP. Ele era presidente da Apropuc justamente no período em que estive por lá (1980-1984). O que se comentava é que ele transitava muito por todas correntes de esquerda, mas não se definia por nenhuma. Ele e Peixe (outro professor de economia da PUC) faziam uma dupla bem popular.
Mas confesso que não consigo entender muito bem a presença dele no Ministério da Educação. Porque ele sempre desejou - e sempre foi barrado por Lula - ser expoente da área econômica do governo federal. Na educação, sua contribuição é muito inferior. E temo quando economista vira gestor da área educacional. Nos últimos tempos, se arvoram a monetarizar ou a vincular seus objetivos à formação para o mercado de trabalho. Uma pobreza de pensamento e falta de humildade. A verdade é que economista raramente entende de educação.
Daí minha dúvida. Porque Mercadante e Mantega não são, digamos, próximos. E Marta Suplicy sempre se candidatou ao ministério da educação.
Não há dúvidas que foi um presente e tanto para Mercadante. Mas não tenho a mesma certeza se foi para o Brasil. Espero que ele me surpreenda.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...