Thursday, November 10, 2011

Aula sobre África no Colégio Modelo

Na noite do dia 10/11 aconteceu a aula sobre África no auditório do Colégio Modelo. O evento que faz parte do Mês da Consciência negra, que acontece anualmente, também serviu para revisar o assunto, visando os vestibulares da UFBA e UNEB.

Abaixo, deixo uma questão para testar o conhecimento dos alunos, adquiridos durante a palestra. Coloque sua resposta nos comentários dessa Matéria. Quem acertar ganha um doce!

Um professor apresentou os mapas a seguir numa aula sobre as implicações da formação das fronteiras no continente africano. Com base na aula e na observação dos mapas acima, os alunos fizeram três afirmativas:
I. A brutal diferença entre as fronteiras políticas e as fronteiras étnicas no continente africano aponta para a artificialidade em uma divisão com objetivo de atender apenas aos interesses da maior potência capitalista na época da descolonização.
II. As fronteiras políticas jogaram a África em uma situação de constante tensão ao desprezar a diversidade étnica e cultural, acirrando conflitos entre tribos rivais.
III. As fronteiras artificiais criadas no contexto do colonialismo, após os processos de independência, fizeram da África um continente marcado por guerras civis, golpes de estado e conflitos étnicos e religiosos.
É verdadeiro apenas o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) l e ll. 
e) ll e lll.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...